quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Currículo de Ekin



Atriz, professora de teatro e pesquisadora com desenvolvimento em teatro, técnicas circenses e arte do palhaço.

Iniciou suas atividades artísticas em 1996 integrando o ‘NIT – Núcleo de Investigação Teatral’, coordenado pelo ator e diretor, Roberto Birindelli. Tendo como foco de trabalho o treinamento do ator através da Antropologia Teatral e a Commedia Dell’Arte e finalizando a pesquisa com o espetáculo ‘Memória – A Cidade Invisível’, baseado na literatura de Ítalo Calvino e financiado pelo projeto FUMPROARTE (Prefeitura de Porto Alegre-RS/Brasil), em Janeiro de 2000.

Foi integrante do grupo ‘Sótão’, por três anos (2000 a 2003), onde, sob a coordenação de Biño Sauitzvy, estudaram a obra dramaturgia de Samuel Beccket. Atuou, dentro do grupo, nos espetáculos "O Sótão ou A Catástrofe” e "All That Fall", tendo esse último recebido seis indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro Adulto/2002. Entre elas, a de melhor atriz coadjuvante para Ekin.

Durante cinco anos (1997 a 2002) realizou, como idealizadora e atriz, o projeto ‘Azulão – O Clown Visitador no Tratamento de Crianças Hospitalizadas’, dentro do Grupo de Pesquisa em Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No ano de 1999 implantou esse mesmo projeto na casa geriátrica Residencial Menino Deus.

Em 2005, Participou do primeiro ano do projeto ‘Gestação Cultural Usina das Artes’ (SMC), juntamente com o grupo ‘Firuliche’, gerenciando a sala 309 da Usina do Gasômetro, focalizando a arte do palhaço.

Cursou oficinas com nomes como: Ana Elvira Wuo, Pepe Nuñez, Élcio Rossini, Ciça Retzegel, Leela Alaniz, Tatiana Cardoso, Dagmar Dornelles, Daniela Carmona, Irion Nolasco, Adriano Basegio, Sérgio Mercúrio/Argentina, Grupo Potlach/Itália, Victor Varella/Cuba, entre outros.


Em 2004 esteve em Lisboa/Portugal participando do curso ‘Formação Teórico/Prática para Doutores Palhaços’, promovido pela Associação Nariz Vermelho.

Atuou também nos espetáculos ‘Diário - O Inferno Cor-de-Rosa’, com direção de Patrícia Unyl. Recebendo duas indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro Adulto/2003, entre elas, a de melhor atriz coadjuvante para Ekin; ‘Circo dos Bichos’, ‘Partida’ e ‘Quem Procura Acha’, espetáculos de clown com direção de Melissa Dornelles; ‘Clownssicos’, com direção de Daniela Carmona; ‘Heldenplatz’, ‘Hamlet’ e ‘Medéia’, com direção de Luciano Alabarse.

Como ministrante é criadora do projeto ‘Fazendo Arte – Oficinas de teatro pra crianças’, trabalhando em vários espaços de Porto Alegre. Também ministra oficinas de montagem pra pré-adolescentes na Casa de Teatro de Porto Alegre, juntamente com Larissa Sanguiné. No ano de 2003 ministrou oficina de teatro as detentas da penitenciária Feminina Madre Pelletier como pesquisa de campo para a criação do espetáculo ‘Diário - O Inferno Cor-de-Rosa’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário