quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Currículo de Melissa Dornelles



Atriz, clown e produtora. Diretora e professora da ‘Cia Circular’, juntamente com Ekin, ministrando workshops de iniciação e de manutenção de clown em diferentes espaços culturais de Porto Alegre.

É bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Iniciou suas atividades artísticas em 1995, num espetáculo de rua chamado 'A Vida é uma Droga' de Júlio Conte. No mesmo ano atuou em 'Núpcias Pois' sob direção de Daniela Carmona, dentro do Projeto Novas Caras. No ano de 2005 foi aluna da École Philippe Gaulier, na França.

Por quatro anos (1997-2000) integrou o NIT-Núcleo de Investigação Teatral, coordenado por Roberto Birindelli, atuando em 'Memória' no ano de 2000. Participou do Grupo de Pesquisa de Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de POA por cinco anos como idealizadora e atriz do projeto 'Azulão-O clown Visitador a Oncologia Pediátrica'. No ano de 1999 implantou esse mesmo projeto na casa geriátrica Residencial Menino Deus. No ano de 2003 ministrou oficina de teatro às detentas da penitenciária Feminina Madre Pelletier.

Por três anos (2000-03) integrou o Grupo Sótão de Teatro sob direção de Biño Sauitzwy,onde atuava e produzia diversos espetáculos,entre eles ‘All that Fall’ e ‘Diário-Inferno Cor-de-Rosa’- pelos quais foi indicada para o ‘Prêmio açorianos de Teatro de Melhor Atriz’ nos anos de 2002 e de 2003.

Durante os anos de 2004 e 2005 trabalhou em Londres e em Paris como performer do grupo de dança/teatro About Seven. Também na Inglaterra, no ano de 2004, ministrou um workshop de expressão corporal, por meio ano, voltado para moradores de rua no FairBridge Institution.

Em 2005 e 2006 dirigiu dois espetáculos em POA- 'Partida' com linguagem clownesca, e 'A dois,Há dois,Ah...dois' com textos de Caio Fernando Abreu. Ainda em 2006 iniciou a pesquisa sobre performance, e sobre a obra de Chico Buarque de Holanda,que resultou em ‘Calabar-PARTE 1-Abertura de Processo’. Dirigiu a pesquisa em clown desenvolvida com o grupo ‘Circo dos Bichos’, de dezembro de 2006 à dezembro de 2007,no qual orientou o trabalho que leva o nome do grupo voltado para o público infantil.Dentro do mesmo grupo,dirigiu uma das integrantes em janeiro de 2007,na performance com técnicas circenses ‘Vaga Luz’, e também o espetáculo de rua ‘Quem Procura Acha’ com elementos do Novo Circo, numa mescla de linguagens(circo,dança,música e teatro). Desenvolve a mesma pesquisa com dois integrantes destes trabalhos, dentro da ‘Cia Um Pé de Dois’, num espetáculo também com textos dramatúrgicos que se chama ‘Divagar se vai ao longe e de bicicleta mais ainda...’, que teve estréia no Festival de Rua de Minas Gerais, em Setembro de 2008.

Desde julho de 2005 compõe o elenco do espetáculo 'Bailei na Curva', sob direção de Julio Conte.Sob direção do mesmo,atuou por dois anos na montagem ‘Hotel Rosa-Flor’ .Durante o ano de 2007 foi professora de teatro na Escola Cômica. Atualmente é parte do corpo docente da escola de ensino primário e maternal, para crianças de 2 à 10 anos de idade, na escola Aquarela.

Participou de oficinas e workshops ministrados por Philippe Gaulier,Maria Helena Lopes, Maria Lúcia Raymundo,Irion Nolasco,Grupo Potlach,GrupoLUME,UTA,Ana Elvira Wuo, Roberto Birindelli,Julio Conte,Biño Sauitzwy,Daniela Carmona,Gina Tocchetto, Inês Marocco, Marcia Strazacapa,Sérgio Mercúrio,Leela Alaniz,Thaís Petzhold,Jussara Miranda,Adriano Basegio entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário